Regulamento XcAboua

1. Introdução

A Liga XCAboua2016 é uma competição baseada no armazenamento de registos de voos na modalidade de parapente numa base de dados online.
Os voos apenas podem ser registados utilizando um qualquer equipamento GPS (Global Positioning System) e devem conter no mínimo 1 ponto por cada minuto de voo e devem ser enviados directamente para o servidor online. O formato do ficheiro de registo do voo deve ser de extensão IGC.
O servidor online onde os voos devem ser armazenados encontra-se no sitio da internet http://www.xcportugal.org com o nome de Liga XC Portugal.
Cada piloto terá que estar obrigatoriamente registado na Liga XC Portugal para proceder ao envio dos registos dos seus voos. O registo deverá conter os dados necessários à identificação do piloto.
As pontuações dos voos submetidos ficarão logo disponíveis. Os rankings e resultados da Liga XCAboua2014 serão disponibilizados no servidor da Liga XC Portugal através de filtro efetuado pelo piloto, sendo que esses dados são apenas indicativos e sujeitos a validação para efeitos de classificação na Liga.
O regulamento é válido para todos os pilotos com licença de voo livre válida para o ano de 2015.
Também podem participar nesta competição alunos, desde que devidamente supervisionados pelos seus instrutores.

2. Coordenadores
O organizador e coordenador do evento é a Associação de Desportos de Montanha AbouaAboua.
O grupo de coordenadores do evento é composto por:
Paulo Adriano (Liga XC Portugal - Webmaster);
Hugo Gonçalves/Bruno Mota/Filipe Ribeiro (Coordenação geral)
A estes elementos poderá ser solicitado qualquer esclarecimento relativo à Liga XC AbouaAboua através do endereço de email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

3. Requisitos

3.1. Competidores
Todos os pilotos deverão possuir uma licença de voo livre atualizada, bem como possuir toda a documentação relativa ao seguro que satisfaça os requisitos legais do voo livre.

3.2. Equipamento
Cada piloto competidor deverá assegurar-se que o seu equipamento está em bom estado de conservação e que utiliza apenas material homologado para a prática do voo livre, nos mesmos moldes das regras do campeonato nacional.

4. Regras Gerais da Competição

4.1. Duração da Competição
A competição terá início no dia 1 de Janeiro de 2016 e decorrerá até ao dia 30 de Novembro de 2016.
· 4.1.1 Para efeitos de competição OLC, distância livre e outros serão contabilizados todos os voos válidos no período acima referido.

4.2. Inscrição
Poderão inscrever-se todos os pilotos, de qualquer nacionalidade, que satisfaçam os requisitos de inscrição para a Liga XC Portugal.

4.3. Despesas de Inscrição
A inscrição será gratuita.

4.4. Limitações
· 4.4.1 - Serão autorizados na Liga XC AbouaAboua todos os voos realizados pelo piloto registado, nas descolagens de Caldelas, Cerdal, Gomide e Guilhofrei em todas as orientações dentro do período estipulado para a duração da competição.
Serão incluídas novas descolagens na área de acção do AbouABoua desde que no final do ano registam mais de 25 voos válidos e/ou delas seja feito um voo superior a 60km em distância livre (record desta competição nos anos anteriores)
· 4.4.2 - Os voos terão de ter uma duração mínima de 10 (dez) minutos.
· 4.4.3 - Os voos terão de ter uma distância mínima (distância livre) de 1 (um) km.
· 4.4.4 – Os voos deverão ser descarregados no servidor até um máximo de 15 dias após o voo. Os voos nos últimos 15 dias da competição deverão ser descarregados no servidor até um máximo de 3 dias.

4.5. Métodos de Descolagem
São permitidas apenas descolagens a pé

4.6. Requisitos Legais
Todos os voos devem ser realizados em conformidade com as regras aeronáuticas aplicáveis a nível nacional e internacional.

4.7. Ficheiros de Registo de Voo
Cada piloto deverá manter uma cópia de segurança pessoal dos voos enviados para o servidor da liga. Uma vez enviados os registos dos voos (tracklogs), estes passarão a pertencer aos organizadores do concurso que poderão utilizá-los da forma que acharem conveniente.
A marca e modelo da asa devem ser sempre mencionados em local próprio no momento de registo do voo na Liga XC Portugal.
Não serão considerados voos sem menção à marca e modelo da asa.
Nos casos em que se verifique que o modelo da asa utilizada não corresponde à verdade, o piloto poderá ser desclassificado de toda a competição.

5. Classificação

5.1 Tipologia e Parâmetros dos Voos
Serão premiados os seguintes tipos/ parâmetros de voo:

-Recorde de distância livre de todas as descolagens permitidas e validadas pelo regulamento.
-Pontuação OLC;
-Maior duração/tempo de voo;
-Maior altitude atingida;
-Maior número de voos registados na Liga XCAboua2016

5.2 Prémios
· 5.2.1 – Recorde de distância livre;
Será atribuído um troféu ao piloto que realize o voo com maior distância livre do ano e que supere o actual registo de 60km com descolagem em Caldelas, sendo este prémio válido para qualquer uma das descolagens da competição
· 5.2.2 – Pontuação OLC;
Será atribuído um prémio aos três primeiros classificados segundo a pontuação OLC
dos seis melhores voos:
1º Prémio – Troféu
2º Prémio – Troféu
3º Prémio – Troféu
· 5.2.3 – Maior duração;
Será atribuído um troféu ao piloto que realize o voo mais longo.
· 5.2.4 – Maior Altitude;
Será atribuído um troféu ao piloto que realize o voo com maior altitude registada.
· 5.2.5 – Maior número de voos;
Será atribuído um troféu ao piloto que realize o maior número de voos.

6. Resultados, Prémios e Cerimonia de Entrega de Prémios

6.1. Resultados Provisórios
Os resultados provisórios serão constantemente actualizados e podem ser visualizados em através de filtro. Os resultados serão periodicamente apresentados pelos coordenadores através do www.abouaaboua.com

6.2. Resultados Finais
Os resultados finais são válidos logo que os voos sejam verificados pelos coordenadores do evento. Os resultados finais também poderão ser conferidos em www.abouaaboua.com.

6.3. Cerimónia de Entrega de Prémios
Será realizada uma cerimónia de entrega de prémios, que poderá estar associada a outras atividades realizadas pelo clube AbouaAboua. A data será devidamente anunciada a todos os pilotos, sendo que a mesma ocorrerá obrigatoriamente no mês Dezembro de 2016, de preferência aquando da realização do jantar de Natal.

7. Protestos
Protestos contra outros competidores ou que defendam pontuações diferentes das atribuídas, serão permitidos. Os protestos deverão ser enviados até quinze dias depois da data em que o voo foi realizado e sempre até ao prazo de uma semana após o encerramento do evento. Competirá aos coordenadores do evento decidir se o protesto é válido, não existindo outra forma de apelar ou refutar a decisão final.

8. Infrações e Desqualificações

8.1. Infrações
Os coordenadores do evento não se responsabilizam por qualquer tipo de infrações ou danos causados por competidores a terceiros.

8.2. Desqualificação
Os competidores que apresentem registos de voo falsificados ou alterados, que não respeitem os regulamentos gerais do voo livre ou que não cumpram com o presente regulamento de forma obterem benefícios próprios poderão ser desqualificados da competição.

Login