Segurança

Como NÃO montar um acelerador/estribo.


Os resultados de uma investigação de um acidente fatal indicam que o êxito da abertura do “reserva” pode ter sido impedido pelo acelerador ou pelo estribo. Não deve ser permitido que o acelerador ou estribo tape a bolsa do “reserva” nas cadeiras em que este está montado por baixo.

Se o acelerador ou o estribo estiverem por baixo do recipiente do reserva quando este abrir, pode ser que o “reserva” não abra correctamente ou não abra mesmo.

O piloto pode ficar numa situação perigosa, se o paraquedas abrir depois de passar o acelerador, ou o gancho do “reserva”, situação essa em que o reserva pode ser cortado devido ao atrito excessivo com o acelerador.

As imagens seguintes retratam esse perigo.

E_00159_01

E_00159_02

Imagem 1: Acelerador (vermelho) e estribo (preto) quando   não usado ficam na dianteira da cadeira Imagem 2: Devido à Resistência do vento, o acelerador e o estribo ficam presos/”colados” ao recipiente do reserva

E_00159_03

E_00159_04

Imagem 3: Durante a abertura do reserva, o pára-quedas    cai através do acelerador e do estribo Imagem 4: A bolsa interna do reserve pode ficar emaranhado e impedir ou atrasar a abertura

Instalação correcta do acelerador:

O acelerador NÃO deve ser colocado como mostra a figura 5. O acelerador deve ser colocado de maneira a que não tape o reserva, mesmo quando não está a ser usado (Imagem 6).

 

E_00159_05

E_00159_06

Imagem 5: colocação incorrecta do acelerador. O     acelerador pode tapar o recipiente do reserva Imagem 6: correcta colocação. Quando não está a ser usado, o acelerador deve ser puxado para a dianteira da cadeira.
Se o design do acelerador não permitir a sua correcta instalação, o fabricante da cadeira deverá ser contactado imediatamente e deverá ser montado um sistema apropriado.

Instalação do estribo:

Estribo que tapa o recipiente do reserva quando não está a ser usado põe a vida em risco!

E_00159_07

E_00159_08

Imagem 7: Estribo por baixo da bolsa do reserva devido às    forças do vento… Imagem 8: dificulta a abertura do reserva.

Estribos que tenham um “separador integrado” não têm este problema na abertura do reserva.

O estribo é automaticamente libertado de um dos lados para que não tape a bolsa do reserva.

E_00159_09

Picture 9: Estribo com separador: na abertura do reserva, o estribo também é solto num dos lados.

Cadeiras de parapente com as bolsas do reserva montadas por baixo devem ser revistas pelos seus donos para se assegurarem que estas não são tapadas nem pelo acelerador nem pelo estribo.

Se isto acontecer, devem adaptar adequadamente o acelerador ou estribo, ou se não for possível, deverão contactar o fabricante da cadeira para adaptar um sistema apropriado.

Os estribos que nao podem ser separados e que tapam a bolsa do reserva, devem ser removidos da cadeira uma vez que põem em perigo a vida dos pilotos. As acções acima referidas devem ser revistas antes do próximo voo.

Gmund, 15.8.08

Karl Slezak DHV Safety Manager

Texto extraído da internet em DHV.de (em inglês).

Login