Locais de Voo

CALDELAS - AMARES

Vila de Caldelas, fica localizada no ”Coração do Minho”, no concelho de Amares, a cerca de 15 km a norte da cidade de Braga. As suas principais ofertas são a beleza, a calma e a qualidade das suas Termas, especialmente reconhecidas para o tratamento do aparelho digestivo. É um local com boas descolagens, actualmente muito frequentado, sobretudo por quem reside em Braga, Porto e arredores

Descolagens: Nw ; W; Sw; S; Se
Altitude: 550 m
Desnível: 350 m (Caires-Amares) 450 m (cruzamento T Bouro/Caldelas)
Coordenadas: Latit: 41.658 Long: -8.359
Acessos: Bons (Caminho em terra)
Panorama_caldelas_1
Tipo de voo: Local relativamente baixo (550 m), onde se pode voar quer em térmica quer em termodinâmico, num final de tarde característico da encosta noroeste do monte.

Aterragem: Bar do ar:Recentemente alargada, onde agora se pode aterrar em três campos distintos. Em dias térmicos e com algum vento, é necessário alguma perícia sem no entanto ser muito problemática. Deve-se perder imediatamente por cima dos fios de alta tenção e entrar para o campo logo que a altura seja reduzida. Cruzamento: É constituída por campos amplos, necessitando ter apenas atenção as terras cultivadas.

Como lá Chegar: para chegar à Vila de Caldelas quer pela A3, quer pela E.N. 14, deve-se entrar na circular de Braga em Celeirós, seguindo as indicações Braga Norte. Depois é só necessário seguir as indicações “ESTÁDIO” ou “AMARES”, saindo na saída imediatamente antes da do “ESTÁDIO”, apanhando de seguida a E.N. 101, em Palmeira. Cerca de 4 km à frente, virar para Amares, na 1ª rotunda após a ponte sobre o Cávado, apanhando a E.N. 205. Seguir na E.N. 205, durante cerca de 4 km, e virarà esquerda em Rendufe, na 1ª rotunda que encontrar, com direcção “CALDELAS”, “TERRAS DE BOURO”, apanhando a E.N. 205-3. Seguir nesta estrada cerca de 7 km, até aparecer uma rotunda, virar à direita para Caldelas centro. Chegado a Caldelas siga a estrada para Amares(EN 308) e vire para a esquerda para Paranhos logo depois do Hotel das Termas de Caldelas, e suba até ás antenas.

GOMIDE - VILA VERDE

A freguesia de Gomide, situada na margem esquerda de uma ribeira afluente do rio Homem, a doze quilómetros de Vila Verde, encontra-se na parte norte do concelho. Confina com as freguesias de Aboim da Nóbrega, Valdreu e Passó a norte, Sande e Oriz (S. Miguel) a sul, Barros a ocidente e Oriz (Santa Marinha) a oriente. Gomide tem documentado, em termos arqueológicos, um povoamento antiquíssimo. Dois povoados fortificados, na freguesia, conservam a presença de povos pré-históricos, o Castro do Vairão e o Monte de S. Tomé. Actualmente é um local muito frequentando, com uma descolagem de excelência e em vias de ser melhorada.

Descolagens: S; Sw
Altitude: 640 m
Desnível: 440 m (Aldeia)
Coordenadas: Latit: 41.7298 Long: -8.3858

Tipo de voo: Local com algum desnível, onde se pode voar quer em térmica quer em termodinâmico, numa fabulosa ladeira com um comprimento considerável.
Aterragem: A aterragem oficial fica situada num campo bastante amplo, à face da estrada de acesso á descolagem de Gomide (lateralmente possui oliveiras). No entanto a caminho do mesmo não faltam campos com dimensões consideráveis para se poder aterrar, necessitando ter apenas atenção aos campos cultivados.
Acessos: Muito Bons, em vias de ficarem Excelentes (Asfalto)
pe164772
Como lá Chegar: para chegar até Gomide quer pela A3, quer pela E.N. 14,  deve-se entrar na circular de Braga em  Celeirós, seguindo as indicações Braga Norte. Depois é só necessário seguir as indicações “ESTÁDIO” ou “VILA VERDE”, saindo na  saída imediatamente antes da do “ESTÁDIO”, apanhando de seguida a E.N. 101, em Palmeira. Cerca de 4 km à frente, virar  para Vila Verde, na 1ª rotunda após a ponte sobre o Cávado. Passe Vila Verde, cerca de 4 Kms, e uma vez no centro da Vila de Pico de Regalados, vire à direita e de imediato à esquerda até à aldeia de Gomide. Aí chegado tome a estrada, agora alcatroada, e suba.

GERAZ DO MINHO - PÓVOA DE LANHOSO

descol

Geraz do Minho encontra-se na parte noroeste do concelho, a seis quilómetros da Póvoa de Lanhoso. Confina com as freguesias de Monsul, Ferreiros, Lanhoso, Rendufinho e S. João de Rei. O povoamento da área onde se viria a instituir a freguesia data, pelo menos, do período Romano. No lugar de Infesta, foram detectados vestígios diversos do período Romano.
Actualmente é um local razoávelmente frequentando, com descolagens recentemente arranjadas, onde se voa com vento norte, visto a altura do monte ser relativamente baixa e o vale ser amplo.

Descolagens: N; Nw
Altitude: 450 m
Desnível: 300 m (Campos de Kiwi)
Coordenadas: Latit: 41.609 Long: -8.281
Acessos: Bons (Caminho em terra)

Tipo de voo: Local com uma óptima descolagem para a prática de paramotor. Pode-se voar quer em termodinâmico quer em térmica, numa zona de grande potencial mas ainda pouco explorada neste sentido.
Aterragem: A aterragem oficial fica situada num campo bastante amplo, onde se encontam situados as grandes cultivações de Kiwi. No entanto, esxistem vários campos alternativos com dimensões consideráveis para se poder aterrar, necessitando ter apenas atenção a campos cultivados.
Como lá Chegar: para chegar até Gomide quer pela A3, quer pela E.N. 14,  deve-se entrar na circular de Braga em  Celeirós, seguindo as indicações Braga Norte. Depois é só necessário seguir as indicações “ESTÁDIO” ou “AMARES”, saindo na  saída imediatamente antes da do “ESTÁDIO”, apanhando de seguida a E.N. 101, em Palmeira. Cerca de 4 km à frente, virar  para Amares, na 1ª rotunda após a ponte sobre o Cávado. Passe Amares e siga em direcção a Vieira do Minho. Após passar ponte sobre o Cávado, vire imediatamente à esquerda na direcção de Vieira do Minho. Após passar a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave vire á esquerda no próximo cruzamento e mais a frente a cerca de 4 km torne a virar á esquerda, entrando num caminho estreito á sua esquerda que vai dar á descolagem.

Alojamento: Procura alojamento para voar com a abouaaboua? Encontre o hotel perfeito para si, ao melhor preço através do trivago (http://www.trivago.pt) e não perca para conhecer Portugal a voar, conhecer paisagens fenomenais, e conhecer a nossa simpática equipa.